Mercedes confirma A35 AMG com 306 cv e tracção integral

Depois de no início desta semana lhe termos mostrado as primeiras imagens do novo Mercedes-AMG A35 4 Matic, chegou a vez da Mercedes o apresentar de forma oficial. É o modelo mais barato da família "AMG" e uma versão ligeiramente menos agressiva e potente que o futuro A45 AMG.

O desenho, de corte agressivo, faz com que este A35 AMG se destaque dos Classe A "convencionais". Destaca-se a grelha dianteira "twin-blade", o "splitter" dianteiro (e os apoios laterais) preto, o "spoiler" traseiro, o pára-choques traseiro com um difusor integrado e claro, duas enormes saídas de escape redondas que ajudam a vincar o carácter desportivo desta proposta.

O ADN da Mercedes-AMG não só está presente na imagem exterior como também dentro do habitáculo, onde se destacam os dois ecrãs tácteis que "tomam conta" de grande parte da consola. Um destes ecrãs assume as funções de painel de instrumentos digital, ao passo que o outro controla o sistema de infoentretenimento, onde se destaca o sistema multimédia MBUX.

Os bancos desportivos com enorme apoio lateral, os apontamentos cromados e o volante desportivo com a assinatura da AMG são o reflexo do carácter desportivo deste modelo, mas a Mercedes prefere destacar o sistema opcional "AMG Track Pace", que lhe permite transformar este A35 num verdadeiro desportivo. Este sistema regista até 80 parâmetros, tais como tempos por volta, tempos por sector, velocidade e aceleração, e inclui os principais circuitos do mundo, ainda que se possam acrescentar perfis próprios.

Do ponto de vista mecânico, este AMG equipa um motor de quatro cilindros de 2.0 litros que debita 306 cv de potência (entre as 5.800 e 6.100 rpm) e um binário máximo de 400 Nm, números que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos – com a função Race-Start – e chegar aos 250 km/h de velocidade máxima. A Mercedes reivindica um consumo médio entre os 7,3 e 7,4 litros aos 100 quilómetros.

Este A35 AMG, que conta com uma caixa Speedshift DCT AMG 7G de dupla embraiagem, está equipado com o sistema AMG Performance 4Matic, que distribui a potência pelos dois eixos, podendo enviar um máximo de 50% para cada um. Está disponível um modo "Sport", para uma melhor dinâmica, mas também há um modo que transforma este A35 num modelo de tracção dianteira para ajudar a manter os níveis de combustível controlados.

A primeira aparição pública deste modelo está marcada para o próximo dia 2 de outubro, em pleno Salão Automóvel de Paris, mas as primeiras unidades só vão chegar ao mercado europeu em Janeiro do próximo ano, pelo que ainda é cedo para falar de preços.

Em destaque